Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira
ou Tia!

Pesquise aqui também!!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Para refletir... (Poderia ser um título menos óbvio e repetitivo... Vai esse mesmo!)


"O menino que vivia da esmola na esquina
Largou a escola pra vender cocaína
E o outro que queria ser piloto de avião
Viaja com a pistola assaltando a condução
A menina que pensava em se tornar professora
Continua analfabeta e virou sequestradora
A polícia matou um ladrão de bicicleta
Aquele desnutrido que queria ser atleta
Sonhar não custa nada, a vida também não
Tudo Gira, o tempo passa e não
Ninguém tenta achar a solução
Abrir os olhos ajuda a enxergar
Lutar, crescer, fazer e poder sonhar
Deixar nas mãos da sorte o futuro
Não basta
Deixar nas mãos da sorte o futuro
Leva a nada
Qualquer um pode morrer por um trocado qualquer
Porque o dinheiro que falta e que sempre faltou
Tá na mão dos corruptos que a justiça soltou
Qual o preço a se pagar então
Por ninguém prestar mais atenção
Abrir os olhos ajuda a enxergar
Amar, viver, saber, ter o que buscar
(…)
O político ladrão é o pior dos bandidos
Mata o povo de fome com um sorriso fingido
Nunca anda escondido, e na maior cara dura
é capaz de negar sau própria assinatura
De manha pode ir preso, mas é solto de tarde
Sem problema, no esquema de um sistema covarde
Onde falta remédio e falta rango na mesa
Falta vaga na escola e ta sobrando miséria e pobreza
Ta sobrando talento, e criatividade
Falta oportunidade
Falta terra no campo
Falta paz na cidade
Ta sobrando mentira
Ta faltando a verdade
E as nossas crianças tão perdendo a esperança
Tão crescendo com medo, separadas por grades..."


.....e então eu apenas digo: Há quem me critique por gostar de Sandy e Júnior...rsrsrs!!
Garanto que é incontavelmente mais cultural que Bandas Ravelly, Calcinha Preta, Dejavú, Aviões do Forró e tudo mais do estilo e, devo admitir: Os Sertanejos universitários também... Infelizmente, apesar de gostar, tenho que incluí-los. Pelo menos a maioria....


Música: Nas mãos da Sorte 
Letra: Sandy e Júnior
Participação de Gilberto Gil
Álbum: Sandy e Júnior 2006
Faixa: 11

sábado, 10 de março de 2012

Bombardeei a Crackolândia!!!


Bombardeei a Crackolândia!!!
Não, gente! Não dá para ignorar uns “erros de projeto” das novelas da Record. Já não gosto e quando vi a cena que acidentalmente  acabei de assistir de “Vidas em jogo” traz uma espécie de Ctrl+V da Grobo e nem posso destacar em quê, especificamente: os atores são importados mas não parecem ter a mesma desenvoltura - deve ser porque perderam o título de “globais”; Os temas são parecidos.... por compensação os diretores parece que não.. enfim! Voltando a UMA das cenas: a primeira coisa que observei foi a forma com que os personagens se comportam numa sala de estar: numa casa onde todos convivem todos os dias, provavelmente por serem da mesma família, não tem necessidade de sentarem-se no sofá com a coluna tão ereta, com tanta elegância e formalidade e observem que de quebra sempre um pires e um “xicrinha” à mão, uma ceninha bem típica, além da perninha cruzada. Eu, por exemplo, estou escrevendo este post com “pies descalzos” (só pra não perder o hábito de mencionar trechos de músicas que gosto/conheço –essa é da Shakira), uma perna na chaise distando um metro da outra que está no chão, uma almofada tentando apoiar a coluna troncha, não fiz escovinha, não estou maquiada, tampouco com um atraso de vida chamado Salto Alto nos pés, até porque já mencionei que estou descalça. Nem conto o que estou vestindo.... (kkkkkkkkkkk).
Okay, esta foi uma. A outra, por favor!!
Na outra cena que faço questão de criticar é do outro ali (personagem do Leonardo Vieira), mergulhando no mar com aquela sunga vermelha que me lembra das menções de Hércules Luz (ou Juninho para os íntimos) se referindo a cuecas da cor em questão, “maior cara de pedreiro” (nada contra, também sou pedreira e anexo provas, mas uma mulher-pedreira usando calcinha vermelha tem outra conotação....rsrsrs!!).. Ui.. digo, Afff!! Nem sabe se comportar como um aculturado que nunca viu o mar. E olha que interessante: eles não VIAJARAM para o litoral: Eles moram no litoral! O cabra se mostra como se nunca tivesse ido ao mar. Mergulha de costas como a Amy Lee em “Going under”.
Honestamente? Eu acho que o/a cabra que é selecionado(a) ou ganha a licitação ou seja o que for para criar o roteiro no meio novelístico, deveria ser advogado para se ater à Teoria do Paralelismo conforme explicações claras de Fabinho em uma de nossas lindas e longas conversas e pela convivência de meses com Sara e que percebi que os dois são muito detalhistas e que posso dizer com propriedade: esse povo é tão detalhista quanto eu, mas, claro que é cada um no seu quadrado! Tenho certeza que os meus detalhes não são os detalhes deles e assim caminha a humanidade, como já dizia Luluzinho e uma mão vai lavando a outra... tipo assim: Eu faço a casa do advogado. Se ela cai, é um deles quem me defende, porque provavelmente se o dono da casa sobreviveu ao baque, será meu advogado de acusação e terei então dois!! Que massa, né? Um pra ferrar, outro pra limpar a barra... Entendeu?? Rsrsrs!
Outra cena: essa foi hilária!!
Voltamos um pouco lá pra cena um. Está lá o cabra com a xicrinha, coluna ereta e uma maquiagem simulando olheiras na sala de estar de alguém, preocupado com um fulaninho que parece que é filho dele e que não vai deixar o filho se entregar ao crack. Acontece que neste momento, meu amigo, seu filho tá acordando naquele momento em meio a figurantes crackeados lá na Crackolandia com uma mocinha com cara de patricinha, cabelinho loiro e chapado (ela também tá chapadona, diga-se de passagem). O que achei mais engraçado foi que o filho do cabra e a patricinha chapada acordam com a cara lascada. A moleca parece que levou um tiro na fronte de tanto sangue “fresco” que já deveria estar seco há muito tempo por estarem acordando naquela horinha e não vi ninguém metendo a bifa neles antes. Ela só quer fumar mais uma pedra, mas não tem dinheiro. Até aí, tudo bem. Eles vão mostrar mesmo como se adquire uma. Vou dar uma dica a eles: “Vai na caixa de joias da mamãezinha!”. Como não daria tempo procurar meios de pegar uma pedrinha e ainda estavam na crackolandia, eis que surge num corte de cena a patricinha com uma BOLSA TÉRMICA DE ÁGUA, passando sobre as feridas do rosto. Agora me diz: como é que um objeto que a gente só vê mesmo em novela no núcleo dos chiques e poderosos (porque a gente em casa pega uma garrafa pet de Grapette, Simba, Jesus, Pitchula com uma ex-água, agora gelo do congelador e o efeito é o mesmo) e a intenção era mostrar a realidade decadente dos crackers – acho que é um neologismo - (diferente dos Hackers), aparece numa cena assim do nada. Explodam-se os personagens “noiadão”, a bolsa térmica roubou a cena, ou alguém a roubou para esta ali . Como mulher, devo julgar que até poderia sim a páti ter uma bolsa térmica de água, isso SE ela tivesse uma bolsa a tiracolo, com seu kit de sobrevivência (maquiagem, perfume, calcinha, absorvente, anti-cc, toalhinha, escova de dente, pente, esmalte e escondida no fundo a bolsa térmica). Que fosse ainda uma mochila ou nécessaire... mas ela não tinhaaaa! A produção foi eficiente, o autor não.... Como é que me aparece uma bolsa térmica numa crackolandia pra moleca colocar sobre as feridas??? Nem era previsível!!! Se fosse outro cracker, já teria feito troca na feira da gambira....
Bom, minha mãe desligou a TV porque pretende fazer de seu bolso um ambiente sustentável, economizando na conta de energia, uma vez que ela (a tv) está falando sozinha na frente e eu escrevendo asneiras pra vocês! Nem posso mais ver as vidas jogando pra criticar. Melhor continuar a ouvir a discografia de Sandy e Junior que baixei ontem.  Vou fazer melhor: dormir é mais interessante! Boa noite a todos e bom FDS...- não é nada disso que você está pensando, é do fim de semana que eu tô falando (quem canta isso mesmo?)!
 Obrigada pela companhia, mas me sinto como a TV. Falo sozinha. Escrevo sozinha. Pior que isso: quem lê tanta besteira assim?? Deixe aí. Agora vou.

sexta-feira, 9 de março de 2012

"SÓ UM DEUS SERIA CAPAZ DE TE DESCREVER

Não resisti em publicar um poema como outros poemas.... Porém, mais que um poema, foi capaz de emocionar neste 8 de março, as mulheres que se encontravam naquele recinto para serem homenageadas pelo chefe. Em outros momentos, isso pra mim não passaria de balela e encheção de linguiça, mas devo admitir: as águas rolaram.... rsrrs!!


Segue:




"SÓ UM DEUS SERIA CAPAZ DE TE DESCREVER
Ainda não nasceu o poeta de amor
com autoridade pra te escrever ,
porque nenhum deles
compôs uma sinfonia de letras
que merecesse o encanto dos teus olhos.
Químico algum jamais entenderia
o charme das partículas do teu corpo,
porque ninguém
inventou a fórmula
que superasse o exclusivo
e afável aroma da tua voz,
capaz de enlouquecer
os anjos, os reis,
ou qualquer um de nós,
humildes digitadores de ilusão
que catam frases pra te dizer ,
e não conseguem descrever
um por cento de você,
herdeira do glamour do mundo,
carinhosa sedutora dos céus,
peço-te perdão
por não encontrar também sutileza
no meu jeito criança de te falar de amor .
Recolho-me,
porque somente um Deus,
seria capaz de te descrever ."
JOSÉ GUIMARÃES



sexta-feira, 2 de março de 2012

A Maldição do Subwoofer


O Brasil precisa evoluir muuuito para ter-se respeito e admiração lá fora, senão será para sempre o país de bundas e peitos quase nunca "desdespidos" ou.... mesmo que sejam/não sejam/ queiram/ não queiram são vistas com desdém pela comu gringa... Sabem do que quero falar... No meio do ano passado,  conversando com um indiano que também faz arquitetura e via facebook  abusando do meu poor english or english poor ou seja lá o que for (com a ajuda do Tio Google Translator).
Olha o teor do papo:
"Bernard Kj
i am from índia
Eu sou da India                        
and u r ?
E você?
Welcome
Bem vindo
Brazil
Brasil
"Bernard Kj
sexy place
Lugar sexy
Brazil is the main reason that have party girl
O Brasil é o principal motivo que tem garota de programa
Ainda com a ajuda do google translator, respondi:
" I know that I escape the kind of woman you should be familiar, but is a matter of culture, as I said. But I'm cool and I'm not like all the Brazilians as the world sees. Unfortunately the media does. We are massacred and al views out there."
"Eu sei que eu não sou o tipo de mulher a qual você deve estar familiarizado, mas é uma questão de cultura, como eu disse. Mas eu sou legal e eu não sou como todos os brasileiros como o mundo vê. Infelizmente a mídia faz isso. Estamos massacrados e somos vistos lá fora. "
Bernard Kj
i did not mean to hurt you
Eu não quis magoar você
oohh...sorry
I do not know if you know but last year's TV Globo in Brazil has a novel called "Caminho das Indias," entirely devoted to Indian culture. I thought the architecture beautiful Indian women's clothes with bright colors and cheerful. Just do not slavishly agree with how they are treated. Everything is culture.
“oohh ... desculpe
Eu não sei se você sabe mas no ano passado na TV Globo no Brasil tem uma novela  chamada "Caminho das Índias", inteiramente dedicado à cultura indiana.*Eu pensei que as roupas das mulheres indianas arquitetura bonito com cores brilhantes e alegres. Apenas não concordamos com servilmente como eles são tratados. Tudo é cultura.”
Em outras palavras, algo mais ou menos assim: *Fiquei encantada com a arquitetura e as roupas das mulheres, alegres e brilhantes, mas não concordamos com a forma com que são tratadas. Tudo é cultura.
E Bernard Kj? Despediu-se e foi embora...
Enfim, é assim que o Brasil é feliz, animado e hospitaleiro. É assim que as mulheres vão pro exterior: Como prostitutas e os homens para a construção civil, mais especificamente servente de pedreiro e pedreiro... Serviços que os gringos aguados talvez não costumem cumprir, deixam para os brasileiros de sangue forte afrodescendente... Sendo assim somos escravos de nossa linda cultura.
Mas isso aqui é só uma "embromation" mesmo para introduzir o assunto que é tão chatinho que, de verdade, o sentimento que tenho quando passo por essa situação a seguir todos os dias é mesmo de esganar o cretino (por vezes a cretina) que não acha seu lugar.
Saí do trabalho numa fossa, um cansaço fora do comum, dopada de remédios pra curar a gripe. Cheguei no ponto de busão já perto de casa e ouço a porra dum funk (que odeio), quase explodindo meus tímpanos. Lembrei “Deve ser o viado do Seu Crêyson com a merda daquele Bola de Neve... Pobre é uma desgraça mesmo, principalmente quando é mal acostumado...” Me virei só pra confirmar a situação, pois mesmo odiando funk, uma carona bem que seria bem-vinda naquela hora. Não é que era um pivete de mais ou menos uns 15 anos com uma caixa de som tipo um subwoofer  enorme apoiado na perna, daquelas que a China exporta pro Brasil com adaptadores para USB! Neguinho enfia um pendrive ali e pronto! A festa tá feita, não importa onde e o inferno sobre do epicentro pra superfície, assim como minha paciência...
Outro dia no supermercado entrei pra comprar não sei o quê (nunca sei o que comprar em um supermercado, por isso vou sem lista e compro nem que sejam porcarias e nem sempre o necessário) e no corredor entre gôndolas do outro lado vi passar uma molequinha com uma caixinha amplificada chinesa em formato de mini system, rosa-pink. O volume devia estar a uns 150db (decibéis – exagero meu) tocando a porcaria de um estilo melody que também odeio e sinceramente não sei o que é pior: funk, melody, brega (gosto da Banda Calypso) ou forró moderno... Assim, não vi a hora que gritei do outro lado “Ow, você tá dentro de um supermercado, desliga essa droga aê!!” Putz, quando vi já tinha falado... Não voltei atrás, mas fez efeito. Agora, vá fazer isso dentro de um ônibus!! Perigoso se expor ao ridículo porque esse povo pra se esvair da situação, quer sair por cima da carne seca, então certamente vão proferir algum palavrão, querer te dar uma bisca ou se brincar, meter um três oitão na cara e acaba a farra... prezo pela minha vida, funk não mata, só irrita!

Estes são apenas pequenos exemplos da linda educação que o nosso Brasil proporciona... Poxa, mas coitado do Brasil, né? Quem precisa se tocar são os brasileiros. O governo (Globo e governo se confundem) até que se empenha com campanhas ridículas (não de feia ou mal-feita, deve ter custado uma nota)  onde artistas renomados cantam um dingozinho do tipo “Ta com vontade de fazer xixi? Não faz aqui! Não faz aqui!” Esta é a marcha do xixi.... é disso que falo: pras coisas mais idiotas e óbvias é necessário, mesmo assim, fazer esforços para conscientizar a população a agir de forma correta. Sabe quando o Brasil vai evoluir?? No final de 2012, quando dizem que o mundo vai acabar. Pelo menos ascende...


TIM e suas mazelas....

                 
 Eu ia falar mal da TIM agora mesmo, assim como em outro post,  mas as atividades paranormais desta já voltaram ao normal.
                  Mas... levando-se em consideração o tempo que gastei esperando a página do Blog da Tia abrir, o tempo de bunda colada na cadeira e o tempo que escrevi a primeira frase, vou terminar.
                  Hoje em torno das 7h da matina, meu sinal zerou. Como meu filho-celular-nokia está meio usado, imaginei que fosse mesmo um probleminha de junta (tudo e joga fora) e o sinal está oscilando sempre. Reiniciei o coitado três vezes e cheguei à conclusão que não era o aparelho, para o meu alívio (assim adio a compra de um novo)!
                     Navegando nas ondas do Twitter, vários tuiteiros reclamavam da mesma situação até no Pará!! Não diferente, colegas de trabalho reclamaram da mesma situação. Que coisa mais linda de se ver! Adooooro! 
                    Resolvi escrever esse post quando o sinal retornou, em torno das 9:30h.
                    Depois de reclamar, agora vamos falar bem comparando. Vou autoparafrasear que ela "dá com uma mão e tira com a outra". Ao passo que é super conveniente fazer ligações ilimitadas por apenas R$ 0,25 (e raramente caem durante o percurso - isso é bom!) a concorrente Claro  anuncia: 



                                      Pura balela! Se você não presta atenção, faz igual o povo que pega o Expresso jurando que é o Eixão e pede pra parar fora das estações... (In tenpo: Acho pouco ainda o motora ser "descoraçonado" nessas horas e não parar nem por piedade)
                   Como dizia, a Claro faz maior propaganda para "você, que pagava R$0,25 por chamada, agora ela faz por R$0,21".... Agora, cá pra nós, um segredinho: Se você olhar no cantinho do banner (que não é o do site) ou outdoors por aí, vai ver que essa miséria de tarifa é cobrada a cada 30 minutos.... Passou disso, mais um bocado... Eu estaria ferrada com Fabinho se dependêssemos desta promoção....rsrsrsrs! Falamos pelos cotovelos (mas ele fala mais!)
                      Por outro lado, não menos importante, Você, sem fronteiras limita sua vida e até causa alguns constrangimentos no quesito sms. Nem sempre chegam quando se envia; Se chegam, algumas vezes com atraso de até um dia... Se for pedido de socorro, use outros meios... Ligue a cobrar..rsrs! Pecado mortal!
                    Veneno destilado, vamos projetar! Sexta-feira ainda é dia útil, embora não pareça para a maioria...
                     Bom dia a todos da rede mundial de computadores!!!